Ed Stafford é um britânico que, após se aposentar de sua ocupação como soldado, passou a viver as aventuras que sempre quis em sua vida. Recentemente, Stafford participou de uma programa de televisão para a emissora «Channel 4», intitulado «60 Days on the Streets».

A ideia era entender como funcionava a vida dos moradores de rua em diversas cidades do Reino Unido, e compreender por que essas pessoas viviam dessa forma. Stafford conseguiu fazer belas descobertas em seu «experimento».

Dinheiro, por incrível que pareça, também não foi um problema, já que em uma única tarde conseguiu arrecadar de 100 a 200 libras: “Isso é mais do que uma pessoa consegue trabalhando em um emprego comum”, disse Stafford.

A realidade que Stafford encontrou nas ruas britânicas foi um tanto diferente daquela que ele imaginava. «Isso é mais do que uma pessoa consegue trabalhando em um emprego comum», disse Stafford. Durante a gravação do programa, Stafford descobriu que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, pelo menos em Glasgow, na Escócia, há realmente muita gente querendo ajudar. Ele conta, por exemplo, que durante o tempo que passou como morador de rua na cidade escocesa, ele chegou a encontrar mais de 20 voluntários oferecendo ajuda.

De fato, toda essa ajuda fez com que ele ganhasse peso, em vez de perder, como pensava que iria acontecer. Stafford também disse que encontrou outros «falsos moradores de rua» durante a sua aventura, ainda que a maioria das pessoas realmente não tenha escolhido este estilo de vida. No entanto, como mostrou Stafford no programa, alguns moradores de rua acabam preferindo ficar longe dos albergues, pois com o dinheiro que precisariam gastar pelo alojamento podem manter seus vícios.