Segundo fonte da PSP, a manifestação foi organizada pelo grupo juristas pela verdade.

Mais de 100 pessoas juntaram-se, este sábado nos jardins em Belém, Lisboa, em protesto contra o uso de máscara de proteção contra a Covid-19.

Os manifestantes encontravam-se sem cumprir o distanciamento social e sem usar a máscara de proteção exigida pelo Governo para conter o número de contágios da Covid-19 no país.

Segundo fonte da PSP, a manifestação foi organizada pelo grupo juristas pela verdade que têm contestado várias medidas impostas pelo Governo no âmbito da pandemia da Covid-19. A mesma fonte confirmou ao CM que a manifestação é legal e controlada por agentes da PSP.

"As manifestações são legais desde que comunicadas nos termos da lei e esta foi comunicada", ressalvou a mesma fonte à Lusa, precisando que "não há registo de incidentes".

À PSP cabe "acompanhar e monitorizar" este tipo de manifestações, referiu o comissário, adiantando que, igualmente na capital, está a decorrer outra manifestação, esta tarde, promovida pelo movimento Sábados na Rua, que começará no topo do Parque Eduardo VII e desfilará até à Praça do Comércio, passando pelo Marquês de Pombal.

"Ultimamente, começa a haver alguma resistência aos confinamentos e ao estado de emergência e surgem alguns grupos que vão promovendo manifestações", esclareceu.

Em geral, os movimentos que se dizem "pela verdade" são negacionistas em relação à própria pandemia e aos seus efeitos.

Fonte e foto: CM